quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Concretismo

INTRODUÇÃO
Concretismo é uma vanguarda que surguiu em 1950 e teve o seu auge foi durante a década de 1960. Na literatura brasileira, destacou-se Noigandres (revista fundada em 1952) que era escrita e organizada pelos poetas concretistas Augusto de Campos, Décio Pignatari, Haroldo de Campos entre outros.

CONTEXTO HISTÓRICO
Nos primeiros anos da década de 1950, quando os países da Europa ainda se recuperavam das conseqüências da Segunda Guerra Mundial, alguns poetas brasileiros se agrupavam no estudo da revista Noigrandes.
O Brasil, vivia uma época de democratização política e de desenvolvimento econômico, que foi intensificado no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), que prometia um grande avanço histórico, no lema de "cinqüenta anos em cinco".
Os planos do governo JK eram de modernização do país, o que resultaram em grande crescimento industrial, aumento de empregos, e conseqüentemente, a renda dos trabalhadores. Devido ao desenvolvimento e grandes realizações, como a construção de Brasília, e a estabilidade política, houveram períodos de muito otimismo, chamados de "anos dourados".
As atividades do mercado editorial no país também foram fundamentais no desenvolvimento. Medidas do governo para a isenção de impostos sobre o livro e incentivos para a indústria de papel nacional, resultaram em expressivo crescimento, um exemplo foi o ano de 1962 que teve a produção de 66 milhões de livros.
O progresso aconteceu em ritmo acelerado; as casa já contavam com telefones, televisores e eletrodomésticos, os ônibus tiveram dividiam espaço com os carros. Muitos produtos e tendências norte-americanas chegaram ao país, mudando o comportamento dos brasileiros da população, como a Coca-Cola e o rockn’roll, porém não para alguns setores da sociedade, que consideram essa invasão de novos hábitos prejudicial e então o governo de JK, passou a ser criticado.
Em 1955 no Festival de Música de Vanguarda do Teatro Arena, o grupo formado por Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari usou pela primeira vez a expressão "poesia concreta". No ano seguinte, foi definido com uma exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o movimento Concretista, que se opunha às propostas poéticas da Geração de 45.

CARACTERÍSTICAS
- A atomização vocabular na qual as palavras se desmancham, se refazem, em favor da expressividade de sua nova forma;
- A polissemia, uma vez que os vocábulos assumem uma valência de significados múltipla, ditada pela disposição no interior da poesia;
- Uma linguagem de intenso apelo persuasivo, aproximando-se, assim, da linguagem publicitária;
- O intercruzamento permanente das linguagem visual e verbal;
- Comunicação icônica, ou seja, a forma da letra, sua posição, sua cor, tudo a esse respeito é elemento para interpretação.
O concretismo, como tendência contemporânea, permanece bastante vivo, inclusive, pela proximidade mantida com a linguagem publicitária, bastante cotidiana em nossas vidas e pela possibilidade amplamente.

AUTORES
 José Lino Grunewald
 Haroldo de Campos
 Augusto de Campos
 Décio Pignatari

Nenhum comentário:

Postar um comentário